A Lava Jato e o poder no Brasil


A Lava Jato e o poder no Brasil

Arnaldo Mourthé

A Operação Lava Jato mudou a imagem do poder no Brasil. Mas ela não mudou o poder e não poderá fazê-lo. Ela apenas desnudou-o. Mas falta mostrar a natureza dele e o cerne da crise, a verdade nua e crua sobre o poder e a crise que estamos vivendo.

O rei ficou nu, como na história que revela a verdade camuflada pela propaganda da Corte. Diziam que o Rei mostraria uma nova roupa magnífica em seu desfile pela cidade. Mas ela só seria vista pelas pessoas inteligentes e sábias. Os pouco inteligentes ou ignorantes não conseguiriam vê-la.

O Rei desfilava galhardamente pela cidade. Todos aplaudiam, pois ninguém podia admitir sua pouca inteligência ou sua ignorância. Mas havia uma criança que não fora influenciada pela propaganda. Ela observava atentamente o desfile, que se transformou em um espetáculo intensamente aplaudido. Disseram-lhe que aquela manifestação era pela beleza da nova roupa do Rei. Mas, quando o Rei passou na sua frente, a criança não viu nenhuma roupa e gritou: o Rei está nu. A verdade veio à tona. Toda a mistificação, que hoje chamaríamos de propaganda enganosa. foi por terra. Todos se deram conta que a criança tinha razão. O Rei estava nu.

No caso do Brasil, o Rei tratou de recompor-se e continuou no poder. Agora trajando as vestes da modernidade sob a bandeira do neoliberalismo. E voltou feroz, afrontado, pois sua máscara fora arrancada no meio da rua por uma criança. Na sua nova mensagem, com a cobertura da mídia, ele investe contra a população, em nome da Nação que ele parece não conhecer. Buscou de fora auxílio de um mágico das finanças para justificar a situação de subordinação em que a Nação se encontra, escolhendo justamente o mesmo personagem que produziu a política que levou o país ao desastre. A crise se agrava e a sociedade se esgarça em conflitos sem fim, enquanto prevalecer o poder do Rei, exercido por um impostor.

Aquilo que podemos chamar de “a mãe da crise” permanece no cerne do governo Temer e seu séquito de ministros e parlamentares invertebrados que o apoiam. A mãe da crise no Brasil é a dívida pública. Há outra crise, a do sistema capitalista, que é internacional e é responsabilizada pela recessão e o desemprego. Mas a situação do Brasil é muito mais grave que a de qualquer outro país. Isso porque mantemos uma sangria permanente dos recursos do Tesouro Nacional, para despesas de uma dívida de origem misteriosa e inflada por juros exorbitantes. Esses recursos fazem falta aos serviços públicos que atendem nosso povo carente. Eles estão sendo, cada vez mais, drenados para as carteiras dos mais ricos através dos bancos que recebem dinheiro do Tesouro, criado pelo trabalho dos brasileiros, desviando-o para aqueles que nada produzem. Esse desvio está sacrificando o funcionalismo por atrasar o pagamento de seus salários, produzindo cortes nos investimentos públicos e aumento do desemprego.

Essa é uma trama internacional que, no Brasil, criou o caos que estamos vivendo, graças à submissão de autoridades brasileiras aos ditames dos chamados investidores, representados por alguns bancos instalados no Brasil, mas sobre controle direto ou indireto (associados) da banca internacional. A sangria a que somos submetidos tende a destruir não apenas os serviços públicos que geram empregos – e ajudam as famílias a subsistir na pobreza-, mas nossas instituições, nossa própria sociedade e a soberania do Brasil.

Alguns podem pensar que isso que está dito acima é exagero, mas não é. O governo tenta esconder a verdade, insistindo em convencer a população que sua fraude é algo grandioso. Para tal, usa seus ventríloquos e uma mídia mercenária, através de uma estratégia do medo para paralisar a população.

O que a Lava Janto revela é a ponta do iceberg que é constituído pela ação danosa do capital financeiro internacional, sangrando a Nação através da administração da dívida pública e da compra do nosso patrimônio público e privado. Essa parte mergulhada do iceberg que tentam esconder, alienando-nos, deve ser o nosso alvo principal. Aqueles que estão sendo desmascarados são apenas coadjuvantes: figurões da política, empresas de engenharia e a Petrobrás que o capital financeiro intenta destruir.

Se a ação de limpeza da Lava Jato não for ampliada ao sistema financeiro, continuaremos enrascados do mesmo jeito e desiludidos com a possibilidade de salvarmos o Brasil e seu povo da submissão aos poderosos do mundo. Mas como fazê-lo? Conscientizando-nos.

O meu novo livro O poder no Brasil contém informações preciosas sobre o nosso poder político através da sua história e a da República desde suas origens remotas. Em outro livro, A crise, você encontrará informações para compreender a crise mundial e seu reflexo no Brasil. Eu fiz o que pude para enfrentar o monstro que tenta nos levar para o desastre. Mas, é preciso muito mais do que a ação devotada daqueles que hoje buscam resistir à recolonização do Brasil, nos seus vários campos de atividade. Daqui pra a frente é preciso que cada brasileiro assuma seu dever. Continuo à disposição de todos para maiores informações e colaboração.

Que sejamos todos nós iluminados para vencermos essa grande batalha que não é só nossa, mas de toda a humanidade. Boa sorte a todos.

Rio de janeiro, 22/4/2017

 

 

Comente você também

Name (necessário)

Email (não será exibido) (necessário)




05, maio 2022 11:36

Bienal do Livro Rio 2021

13, novembro 2021 12:56

Mini Primavera dos Livros 2021

09, agosto 2021 12:10

Editora Mourthé na FLI BH 2021 - 4a Edição