Arquivos da categoria 'Livros'

05, maio 2017 10:13
Por admin

O poder no Brasil – Apresentação

 

            Nós vivemos momentos difíceis. Abate-e sobre nós problemas que pensávamos superados. Não que vivêssemos em um mundo de maravilhas. Pelo contrário. Os relatos deste livro sobre a história do poder no Brasil, nos mostram que nunca nos faltaram problemas, e sempre tivemos que superar muitas dificuldades. Mas era um processo de desenvolvimento social, que se assemelhava aos que víamos na história da humanidade. Pouco a pouco a sociedade avançava. Às vezes lentamente, mas em certas ocasiões havia mudanças significativas, como na vinda da família real portuguesa para o Brasil, a independência, o fim da escravatura, a proclamação da República, a Revolução de 30. Também tivemos em 1964 um grande retrocesso quando do golpe militar que instituiu uma ditadura e maculou algumas conquistas sociais. Depois foi o fim da ditadura, a Anistia, a nova Constituição.

Parecia que tudo havia sido colocado em seu devido lugar, mas não foi assim. O aventureirismo tomou conta do quadro político. Parecia que os políticos já não sabiam mais qual era o seu papel na sociedade, e tinham perdido o sentido da institucionalidade. Os princípios republicanos já não faziam parte da sua formação cultural. Eles haviam sido, na sua maioria, alienados pelo trabalho meticuloso dos ideólogos e marqueteiros da ditadura. As consequências disso ficam bastante claras na sequência dos artigos que se transformaram neste livro em capítulos.

Para evidenciar que a sociedade não havia evoluído no seu conceito de poder, a série de artigos referida foi intitulada Os novos barões do café. Eu buscava chamar a atenção do leitor para o fato que nossa política continuava sendo feita como nos tempos da República Velha, sob o domínio dos “barões do café”. Mas os tempos eram outros e os atores políticos no plano mundial também eram. Os novos barões do café adotam uma política muito mais nociva para o Brasil, que aquela dos velhos barões, porque submeteram o país aos interesses e às regras do poder do capital financeiro internacional, sediado na Wall Street. As consequências disso ficam claras na parte final deste livro que fala sobre a involução da chamada Nova República, que se formou após a queda da ditadura militar.

O grau de submissão do atual governo, de Michel Temer, fica evidente quando ele, alegando resolver um problema financeiro que nos vem submetendo desde o tempo da ditadura – mas que intensificou com o governo de Fernando Henrique Cardoso – nos impõe o remédio amargo do arrocho salarial, e da redução de direitos do trabalhador, para pagar juros de uma dívida pública feita sob o comando dos próprios bancos credores e que está levando o país à insolvência. Ao contrário de tratar da questão da dívida – esclarecendo sobre o que ela representa e como foi feita, seus desacertos e suas ilegalidades – para sanarmos o problema, ele agrava a crise que essa dívida criou, com uma política de proteção do credor e de demolição dos serviços públicos. O governo Temer está impedindo a solução dos problemas criados pela crise econômica mundial e pelos  governos irresponsáveis que tivemos nos últimos anos, para salvar os promotores dessa crise financeira, os investidores e bancos dos países mais capitalizados.

No decorrer deste livro o leitor verá o quadro onde tudo isso se desenrolou e terá informações sobre a grande crise que afeta a humanidade e que coloca o mundo diante de uma opção radical: submeter-se ao grande capital e escravizar a grande maioria da população, ou reagir rompendo os laços com esse sistema perverso construindo uma nova Sociedade, uma nova Civilização.

 

18, novembro 2016 11:16
Por admin

Recebemos quarto livro da coleção Mensagens de Maria!!
Mensagens de Maria – a paz.
Direto da gráfica para a Primavera Literário do Rio.

30, agosto 2016 10:12
Por admin

Já recebemos o terceiro livro da série de mensagens:

Mensagens de Maria – o amor incondicional já está disponível no site da editora e em breve nas livrarias.

Para comprar no site da editora clique no link abaixo:

editoramourthe.com.br/loja/index.php/mensagens-de-maria-o-amor-incondicional.html

7:42
Por admin

Livros da Editora Mourthé que já estão disponíveis em eBooks.

História e Colapso da Civilização de Arnaldo Mourthé

Mensagens de Maria organizado por Claudia Mourthé

A Minhoca Sonhadora de Rafael Bressane

Reflexões de Arnaldo Mourthé

Mensagens de Maria – a sabedoria organizado por Claudia Mourthé

Os Guardiões do Graal de Claudia Mourthé

As Musas de Eduardo Lacombe

Oropa, França e Bahias… de Almeri Bezerra de Mello

Clique no link abaixo, escolha o livro a a loja virtual:

http://digitalizabrasil.com.br/ebooks?field_editoras_nid[]=1343

 

 

14, dezembro 2015 12:45
Por admin

Já recebemos o segundo livro de mensagens: Mensagens de Maria – a sabedoria chegou durante a Primavera Literária no Rio de Janeiro.

O livro está disponível no site da editora:

http://editoramourthe.com.br/loja/index.php/mensagens-de-maria-a-sabedoria.html 

Nas lojas da Livraria Galileu – Rio de Janeiro

Rua do Catete 347 loja B – Catete

Rua Visconde de Pirajá 207 loja A – Ipanema

Rua Major Ávila 116 loja B – Tijuca

Na Blooks Livraria

Praia de Botafogo 316 lojas D e E – Botafogo – Rio de Janeiro

Na Diletra Papelaria e Presentes

Av. Afonso Pena 3361 – Funcionários – Belo Horizonte – MG

 

21, outubro 2015 9:27
Por admin

Livro Os Guardiões do Graal já está disponível para venda pelo site da editora.

http://editoramourthe.com.br/loja/index.php/os-guarioes-do-graal.html

“Os Guardiões do Graal” é um romance narrado através das palavras do Mestre Jesus contando uma nova versão dos fatos que ocorreram após sua crucificação.

Neste romance, a autora Claudia Mourthé busca retratar a saga da família de Jesus que parte para terras distantes e constrói uma nova sociedade com base na doutrina original do Mestre. Em sua versão, Maria Madalena, alma gêmea de Jesus, foge para terras que hoje são conhecidas como o Sudoeste da França e passa sua sagrada missão aos seus três filhos legítimos com Jesus. A saga desta família gerou lendas e mitos, como a procura do Graal e a “caça as bruxas”, além das terríveis cruzadas que lutaram em nome de um deus inventado para destruir a verdadeira fé cristã. A narrativa leva a uma nova reflexão sobre os paradigmas das religiões e mitos que pouco se sabe.

Ao longo de dois mil anos, a preciosa Peça com poderes extraordinários perdeu-se dos olhos humanos, mas ela ainda existe escondida em algum lugar entre a 3ª e a 4ª dimensão.

Sobre a Autora

Claudia Mourthé, designer, professora Dra. da Escola de Belas Artes da UFRJ. Nasceu em Belo Horizonte, mas passou toda sua infância na Argélia, Itália e Moçambique com a família durante o exilio de seu pai, no período da ditadura militar. Hoje, vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Mesmo sendo de família católica, sempre se interessou pela fé humana e de suas representações em diversas religiões e por mitos e lendas que caracterizam a cultura e a fé em diferentes povos. Ela vem se aprofundando nestes temas desde a sua adolescência.

Recentemente, viveu na França durante seu doutorado onde concluiu uma tese sobre “O gosto estético do individuo e a diversidade cultural”. Para a redação deste livro, Claudia fez uma profunda pesquisa de campo, passando um período no “País dos Cátaros”, região do Sudoeste da França, onde se passa grande parte de suas narrativas.

22, abril 2015 10:55
Por admin

O próximo lançamento da Editora Mourthé será no dia 20 de maio de 2014 na Livraria Cultura em Recife.

Livro: Oropa, França E Bahias…

Autor: Almeri Bezerra de Mello

 

 

 

APRESENTAÇÃO 

Oropa, França e Bahias…

A última volta que fiz por tão velhas plagas – faz pouco mais de um ano – me trouxe a memória de tantas pequenas histórias que só contei em parte para a minha família, amigos e companheiros. Eles já navegaram comigo “Para Além dos Verdes Mares” e são convidados agora a palmilhar de novo as “muitas ruas e vielas” do exílio, nesta nova coletânea de recordações.

Cismando e olhando o mundo todo que eu descortino do terraço da minha casa, na cidade alta de Olinda, pensei: será que exílio dá samba?

A pergunta eu a fiz em sonho, ao meu irmão poeta, cordelista e músico de muitos ritmos e instrumentos. A resposta foi pronta e intempestiva: “Dá sim!” Você não está lembrado do Crioulo da Mangueira, exilado por imposição dos militares da época, em Minas Gerais e mais precisamente em Diamantina?

Condenado por desconhecer a verdadeira história do Brasil. Que horror! Para se redimir, ele concebeu um “Samba do Exílio” que a crítica literária reacionária da época, batizou de ”Samba do Crioulo Doido” Batizou e, sem o querer, consagrou!

O que se sabia antes disto é que o exílio havia dado e daria ainda muitas canções,  na esteira das muitas que começaram com Gonçalves Dias – Canção do Exílio – seguido por Carlos Drummond – Europa França e Bahia, de Ascenso Ferreira – Oropa França e Bahia – e lá vai, passando por Murilo Mendes, Guilherme de Almeida, Alceu Valença, terminando até ontem, por Jô Soares, seguido por esta  minha Oropa , França e Bahias – de muitos sonhos e de muitas lembranças… que os anos não trazem mais, a não ser na forma deste memorial de papel.

No samba- enredo de 1970, da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, há este canto: “o dote que eles (o rei) me dava: Oropa, França e Bahia”. Pois eu ganhei esse dote, ampliado em muitas Bahias, que se agregaram a minha Europa e a minha França no Exilado e cidadão do mundo. O samba termina com este verso que justifica este livro; “É tempo de amar o que se amou” – gente, lugares, viveres…

Almeri Bezerra de Melo. Olinda, set. de 2014

O Autor:

ALMERI BEZERRA DE MELLO nasceu em 1927 em Escada/PE.

Exerceu diversas atividades em vários países.

- Professor Universitário e Assistente da Juventude Universitária Católica – JUC.

- Participante do Movimento de Educação de Base – MEB – e do Programa  Estadual de Alfabetização de Adultos (Método Paulo Freire)

- Secretário do SEC – Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife.

- Assistente do Centro de Relações Interculturais de Cuernavaca – México.

- Diretor de programas de alfabetização de adultos na Argélia e na Angola.

- Administrador de programas da UNICEF em Angola e no Senegal e mais todos os Países da África Ocidental

Publicações:

Colaboração em jornais, revistas e livros, com estudos e artigos publicados no Brasil, Uruguai, Canadá, México, Itália, França, Alemanha e Inglaterra.

Alguns títulos:

- “Due Miliardi de Affamati.” Ed. Mondadori, Milão 1968.

- “ Cristentum und Revolution. In Diskussion zur Theologie der Revolution”.

Munique, Alemanha 1969.

- “Chi a paura di Camillo Torres?” Ed. Queriniana, Brescia 1969.

- “Fede Cristiana y contesta estudiantil.” Montevideo, Uruguai 1969.

- “Un sénégalais sur deux.” Dakar, Sénégal.

- “ Meninos e Delinquentes.” Recife, 1995.

- “Infrator, Infratores.” Ciela, Recife, 1995.

- “Para além dos verdes mares.”  Ed.Massangana.  Fundação Joaquim Nabuco. (2ª Ed. 2013)

- “Confissões de um avô.”  Ed. UFPE – Recife/PE 2010.

29, abril 2014 1:38
Por admin

REFLEXÕES – Tentando ver o mundo com outros olhos
de Arnaldo Mourthé.

Clique no link abaixo e compre o seu exemplar.

http://editoramourthe.com.br/loja/index.php/reflexoes-tentando-ver-o-mundo-com-outros-olhos.html

 

 

16, abril 2014 4:25
Por admin

O poder se exerce pelo mando político do
Estado ou pelo dinheiro. O primeiro é temporário,
contido e controlado por complexos
dispositivos legais e por instituições poderosas.
O segundo é permanente, incontrolável
e implacável. Daí tantos desmandos na sociedade.

16 de outubro de 1996.

Do livro REFLEXÕES
De Arnaldo Mourthé.

15, abril 2014 1:51
Por admin

Nossas fantasias devem ser orientadas para
as utopias de engrandecimento do espírito e
de valorização e prosperidade do homem.

31 de maio de 1994.

Do livro REFLEXÕES
De Arnaldo Mourthé.

20, julho 2017 13:33

Vamos construir nosso futuro IV

17, julho 2017 13:50

Vamos construir nosso futuro III

13, julho 2017 20:16

Vamos construir nosso futuro II