Façamos da Páscoa nossa Ressurreição


A Páscoa poderá ser nossa Ressurreição

Arnaldo Mourthé

O dinheiro é simplesmente a representação do valor que o trabalho confere a uma mercadoria.

Mas o dinheiro que gira no mercado financeiro tem outras origens: a sua emissão sem lastro; a especulação de toda ordem; os juros da dívida pública; a ilusão dos lucros presumíveis que dita os preços das ações nas bolsas de valores e dos títulos do mercado futuro.

É preciso separar o dinheiro que tem origem no trabalho, que é verdadeiro, daquele criado por maquinações intelectuais que contaminam a economia mundial e as instituições do Estado Republicano. O dinheiro falso produz crises, miséria e sofrimento, e submete nações. A dívida pública é o seu principal instrumento de dominação. Isso se dá porque os juros dela obtidos não tem origem no trabalho, são falsos valores que no mercado produzem inflação, o que obriga que parte deles seja capitalizada, fazendo a dívida crescer sem limites.

Em torno desses artifícios, criados pela corrupção dos poderes Legislativo e Executivo, o Estado passa a ser dominado pelo poder do capital financeiro, que dita a política econômica. Esta drena recursos do Tesouro que seriam para a prestação de serviço à população ou investimentos na infraestrutura do país: em transporte, em energia ou com outras finalidades. Depois de pagar os tributos o cidadão ainda é penalizado pela falta dos serviços públicos que degradam sua vida e geram toda sorte de conflitos que são revelados no caos em que nos encontramos.

O dinheiro falso tornou-se uma fonte de poder aparentemente inesgotável, mas que esbarra na reação do ser humano contra s submissão ao poder fraudado e impostor, exercidos pelos senhores do capital financeiro.

O país que não reverter esse quadro de submissão perde sua condição de Nação. Perde sua Soberania. Torna-se apenas um território habitado por não cidadãos submetidos à sangria dos dominadores, verdadeiros vampiros, a uma condição de servidão, senão de escravidão. Chegou a hora de dar um basta a esta situação absurda de sermos submetidos por uma fraude contábil, o que é o caso da dívida pública. Tida como uma obrigação prioritária ela tornou-se um paradigma que define nossa existência de submissão enquanto pessoas e Nação.

Nós temos valores culturais para nos orientar e critérios objetivos para nossas ações. Dentre eles ressaltamos a Ética, que é o respeito ao outro, definida pelo cristianismo como “amor ao próximo”, que nas palavras de Jesus aparece sob a expressão “amar ao próximo como a si mesmo”, deixando claro que todos são iguais e que para o outro você é “o próximo”. Buda já ensinava o “amor incondicional” que é outra forma de expressar o mesmo conceito. Esse é o paradigma fundamental para a superação do caos em que o poder do dinheiro falso nos levou. Mas só o alcançaremos se tivermos imbuímos de uma virtude fundamental, que é a Fraternidade entre as pessoas. Esta é a palavra chave da Ressurreição da Humanidade.

Aproveitemos o próximo domingo para levarmos à prática nossa ressurreição enquanto pessoas e povo. Façamos uma profunda reflexão sobre esse tema e iniciemos uma pesquisa efetiva para sua compreensão, em termos materiais e espirituais.

Boa Páscoa para todos.

Rio de Janeiro, 14/4/2017.

Comente você também

Name (necessário)

Email (não será exibido) (necessário)




05, maio 2022 11:36

Bienal do Livro Rio 2021

13, novembro 2021 12:56

Mini Primavera dos Livros 2021

09, agosto 2021 12:10

Editora Mourthé na FLI BH 2021 - 4a Edição