Lançamento do livro A Minhoca Sonhadora


É com grande prazer que anunciamos o próximo lançamento da Editora Mourthé: livro infantil de Rafael Bressane com ilustrações dos horizontes de Rafael Barros Garcia.

Dia 5/12/2013 das 19h às 22h

Na Livraria Timbre no Shopping da Gávea

Rua Marquês da São Vicente 52 loja 221 -Gávea – Rio de Janeiro – RJ

Já disponível:  http://editoramourthe.com.br/loja/index.php/a-minhoca-sonhadora.html

 A obra e o autor

O título da obra já é genial, “A minhoca sonhadora”. Uma metáfora que permitiu a um garoto de 11 anos, Rafael de Oliveira Silva Ricci Bressane, criar uma história de grande sensibilidade.

O que poderá ser no nosso ideário essa minhoca e seu mundo? Uma vida subterrânea, sem horizonte, comendo terra, seu alimento do dia a dia. Vejamos como trazer esse quadro para nossa sociedade. Pensemos em nós humanos, como clones, todos iguais, programados para atividades repetitivas ou por nossos instintos de sobrevivência, vivendo a monotonia, sem luz, sem esperança.

Felizmente os homens foram criados iguais na sua essência, mas muito diferentes uns dos outros na sua natureza física. Parece que é assim para que possamos viver em condições ambientais e culturais diversas, e mesmo extremas. Seríamos assim preparados para sobreviver em quaisquer condições que a natureza do planeta nos possa oferecer.

A nós foi dada a virtude de decidir sobre o que fazer. Temos o livre arbítrio, o desejo de ir além do nosso horizonte e, ainda, a capacidade de atuar sobre a natureza, colocando-a a nosso serviço, além das dádivas naturais à nossa disposição. Nossos atributos da sensibilidade e da inteligência permitem-nos avaliar situações e adquirir conhecimentos. O da comunicação nos oferece os conhecimentos alheios. Nesse processo, destaca-se o mundo das letras, a difusão do conhecimento, esse mundo encantado. Sem ele nos sentiríamos como uma minhoca, excluídos, desprezados.

Pois Rafael nos ensina tudo isso em seu singelo livro “A minhoca sonhadora”. O fez com apenas 11 anos. Se assim foi é porque ele tem qualidades mais desenvolvidas que uma pessoa comum, originárias da diversidade como arma da natureza contra o lugar comum de uma sociedade sem critérios, que abandona as virtudes, sobretudo as da boa vontade e do amor ao próximo.

Para médicos e psicólogos o autismo é um “transtorno do desenvolvimento”. Entretanto, há algo nele que nos induz a pensar em genialidade.

Rafael é um menino como os outros, que estuda no CEBB – Centro Educacional Berenice Barra, uma escola regular. Ele nasceu no dia 30 de setembro de 1999 no Rio de Janeiro, adora a natureza e os animais. Ele tem duas calopsitas (periquitos australianos) de estimação. Gosta de desenhar, de jogos eletrônicos, de futebol e é torcedor do Botafogo.

Rafael é o filho caçula de sua família e tem mais duas irmãs, Nina e Nicole, e um irmão, Felipe.

O editor

Comente você também

Name (necessário)

Email (não será exibido) (necessário)




01, dezembro 2018 10:56

Missa de 7° dia de Arnaldo Mourthé

28, novembro 2018 10:49

Nota de falecimento.

13, novembro 2018 17:16

Mensagens de Maria - Livro 7 - A transmutação - Editora Mourthé