Noite de autógrafos em Belo Horizonte


Na sexta-feira dia 26/10/12 será realizada a noite de autógrafos em Belo Horizonte.

Às 18:00 horas na Livraria Mineiriana

Rua Paraiba 1419 – Savassi – Belo Horizonte

Sobre o livro HISTÓRIA E COLAPSO DA CIVILIZAÇÃO 

A história é a obra-prima da humanidade, grandiosa e interessante. Este livro mostra isso. Ele foi concebido como um projeto de estudo da história, com enfoque na busca de ensinamentos. Especialmente daqueles que possam esclarecer-nos sobre questões atuais que nos inquietam. Como foi possível manipular a informação e o conhecimento, para usá-los como instrumentos de dominação, espoliação, opressão e violência? Como foi possível conseguir a aceitação da opinião pública à negação de princípios morais e éticos, e da sua própria cultura?

O que foi o século XX? Seu retrato está aqui, com tudo o que conta para nosso bem ou nosso mal. As conquistas do saber e dos cidadãos, mas também as guerras, as crises, os genocídios; a violência de um lado e a passividade submissa de outro; a aceitação da fome, da ignorância, das doenças e das catástrofes, como naturais e banais. Tudo isso, e mais a síntese da história da humanidade, com suas conquistas e derrotas, são tratados aqui com acuidade e informações preciosas. E não apenas isso! Aqui você encontra exemplos que nos indicam caminhos para superarmos nossas dificuldades e avançarmos nas nossas conquistas.

Depois de lê-lo, você poderá mais facilmente vencer sua perplexidade diante de tantos desmandos e calamidades, que condicionam nossas vidas. Este livro é um mapa da mina do conhecimento.

O autor 

Arnaldo Mourthé nasceu em Curvelo, MG, em 1936. Formou-se em engenharia civil e de transportes, em 1961, pela Escola de Engenharia da UFMG. Praticou esportes e militou no movimento estudantil, tendo sido vice-presidente da UNE em 1959/60. Foi dirigente da Política Operária, POLOP.

A partir de 1962 construiu estradas. Em 1964, foi preso pelo CENIMAR e torturado. Foi libertado por habeas corpus pelo STF. Em 1969 deixou o país e foi condenado por subversão pela 1ª. Auditoria da Marinha. No exílio, residiu na Argélia, na Itália, no Omã, na Libéria e em Moçambique, todo o tempo exercendo sua profissão de engenheiro civil.

Voltou ao Brasil em 1979, onde continuou seu trabalho na engenharia, e participou intensamente da fundação e da organização do PDT. A partir de 1983, exerceu várias funções públicas. Foi assessor especial do governador Leonel Brizola, secretário municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro, nas secretarias de Planejamento, de Governo, de Urbanismo e Meio Ambiente e presidente do Metrô nos períodos de 1991/92 e 1999/2000.

Participou de inúmeros congressos e seminários locais, nacionais e internacionais. Atuou em programas de debates em rádios. Escreveu artigos para jornais e revistas, e publicou cinco livros, Um desafio chamado Brasil, Editora Achiamé, 1987; Cuide-se, o capitalismo enlouqueceu, e 2001-2010 – Renascimento no meio do caos, ambos pela Editora Revan, em 1999 e 2002; Defender a cidadania e reconstruir a nacionalidade ou sucumbir, e A Fazenda Encantada, ambos pela editora Quartet, em 2006. Exerceu a Secretaria de Relações Internacionais do PDT de 2003 a janeiro de 2007, quando renunciou ao cargo e afastou-se da atividade política partidária.

Comente você também

Name (necessário)

Email (não será exibido) (necessário)




05, maio 2022 11:36

Bienal do Livro Rio 2021

13, novembro 2021 12:56

Mini Primavera dos Livros 2021

09, agosto 2021 12:10

Editora Mourthé na FLI BH 2021 - 4a Edição